Programar para a diversidade

Programar para a diversidade... é o título do 7º seminário anual que o GAM - Grupo para a Acessibilidade nos Museus realiza no dia 15 de Outubro, no Fórum Cultural do Seixal.

Num mundo cheio de oportunidades, mas também com muita exclusão social, programar para TODOS e criar espaço para a interação de TODOS, deve ser uma das grandes preocupações da programação dos museus. Neste seminário falaremos sobre legislação e a sua importância na criação de acessibilidades e em pontes de comunicação, que nos podem levar ao encontro de uma maior diversidade de públicos. A forma como se pode fazer fluir a comunicação entre os diferentes públicos, tendo como pretexto as coleções e acervos dos museus.

Criando um formato um pouco diferente dos anteriores seminários, com a introdução de uma mesa redonda, queremos ir mais longe, ouvindo as opiniões de todos os interessados sobre a programação que temos disponível e aquela que gostaríamos de ter, a que nos faz falta e a que pode preenche as nossas necessidades. Opiniões que queremos registar à guisa de recomendações e que divulgaremos amplamente, na expetativa de que sejam um auxiliar válido na tarefa de programar. Teremos exemplos de boas práticas em museus em Espanha e Portugal e abriremos a porta a outras programações artísticas, que muito enriquecem o panorama cultural e educativo do nosso país.

A participação é gratuita, sujeita à lotação da sala, e a inscrição prévia é obrigatória.
Tradução em Língua Gestual Portuguesa, com inscrição prévia até duas semanas antes da realização do seminário.

Ficha de inscrição

Programa

Cartaz

Sinopses das comunicações

Curricula Vitae

 

Acesso por transportes públicos

Comboio da ponte/FERTAGUS e carreira da TST nº 2F Fogueteiro – Seixal (Forum)

Barco Transtejo Cais do Sodré – Seixal (percurso a pé de cerca de 15 minutos; ver mapa)


Contacto



Agora somos a Acesso Cultura. Contacte-nos através de email: